http://igrejaevangelicaliberdadeevida.blogspot.com/

quarta-feira, 9 de março de 2011

OS JUÍZOS FUTUROS



Introdução
Segundo o Dicionário Enciclopédico Larousse juízo significa ação ou efeito de julgar; capacidade de fazer avaliação; julgamento, apreciação. Na Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer significa ato solene, que Deus pronunciará no fim do mundo. O vocábulo grego krisis (crise) tem a idéia de uma separação, processo de distinguir e selecionar, tomando uma decisão.

Em o Antigo Testamento a palavra é mishpat: decisão, determinação, julgamento; justiça, retificação, correção, punição. Vem do verbo shaphat, decidir, decretar, julgar, dominar, determinar. É importante observarmos que todas estas são qualidades de um juiz.
Assim não podemos deixar de lembrar que o tempo está seguindo para o acontecimento em que todos os pecados serão enfrentados, combatidos e julgados. Assim sendo, vejamos um breve resumo de cada uma das etapas dos juízos de Deus.

A - O Julgamento das obras dos Crentes (cristãos fieis):

Tempo
Este julgamento ocorrerá depois do arrebatamento da Igreja e não tem o objetivo de condenar os salvos, afinal de contas nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1), tem sim o propósito de julgar as obras que foram realizadas por estes enquanto estiveram em vida na terra.

Lugar
Na verdade não fica muito explícito o lugar exato em que ocorrerá este julgamento, mas podemos compreender que não será instalado nos ares, nas regiões celestes. (Apocalipse 22.12; 1 Tessalonicenses 4. 16,17). É bom lembrar da expressão “cedo venho” falada por Jesus, bem como ...o mesmo Senhor “descerá do céu” falada por Paulo.

Juiz
Apesar de o Senhor Jesus ter delegado muitas missões aos homens e aos anjos, não devemos perder de vista que Ele é absoluto e realizará Ele próprio o ofício de juiz e estará julgando as nossas obras.

Participantes
Os participantes deste julgamento serão os salvos, ou seja, os verdadeiros cristãos é que entrarão para o Tribunal de Cristo a fim de que tenham suas obras julgadas, e assim cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo (2 Coríntios 5.10; Romanos 14.10).

Base
Não obstante, lembramos que nossas boas obras não salvam (Efésios 2.8-9), no entanto, Deus nos chamou para sermos um povo especial zeloso e de boas obras (I Pedro 2.9). As obras a serem provadas serão aquelas que foram realizadas após a salvação em obediência aos mandamentos bíblicos.

Resultado:
Não temos como dar uma definição exata do que vem a ser galardão, mas o compreendemos como recompensa pelo serviço que o servo fiel tenha feito para o Senhor. Da mesma forma como no Tribunal de Cristo receberemos galardões também poderemos perdê-los se o serviço que fizermos aqui na terra tiver o objetivo de aparecer com o fim de sermos vistos. (1Coríntios  3.11-15; 2 Coríntios 15.10).

B - O Julgamento das Nações (ou gentios):

Tempo
Este julgamento ocorrerá na segunda vinda de Cristo, quando vier para fundar o milênio (Mateus 25. 31-33).

Lugar
Este evento ocorrerá na terra, no lugar chamado de o Vale de Josafá. Prestem bem atenção porque Mateus 25.32 diz: e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros... As nações estarão subindo para o Vale de Josafá com o propósito de exterminar Israel, no entanto, se defrontarão com o Senhor Jesus descendo do céu em glória que ali descerá e efetuará esse julgamento (Joel 3.2,11,12,16) com base no que cada uma das nações tiver feito com Israel.
Aos inimigos de Israel que pena! Quando estiverem subindo com toda confiança como um formigueiro contra uma minúscula presa sem a mínima condição de reagir ou defender-se, se depararão com Jesus Cristo pronto a executar juízo sobre eles. Maranata!

Juiz
O Senhor Jesus justo e reto juiz é quem procederá com este julgamento. É muito comum, aqueles que são colocados diante dos magistrados humanos para serem julgados negarem seus feitos, no entanto, quem dirá ao Senhor naquele dia que não fez tal obra?

Participantes
Queremos chamar a atenção para o fato de que este ainda não é o juízo final – juízo que estaremos estudando mais a frente, os membros deste julgamento serão os gentios vivos na época da volta de Cristo.

Base:
Como já falamos acima esta separação dar-se-á com base no tratamento das nações dispensado aos “irmãos” de Cristo, isto é, Israel.

Resultado:
Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo, como podemos verificar nos textos de Mateus 25.31-46 e Joel 3.2.

C - O Julgamento de Israel
Tempo
Na segunda vinda de Cristo.

Lugar
Na terra, no “deserto dos povos” (Ezequiel 20.35).

Juiz
Cristo.

Participantes
Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo.

Base
Aceitação do Messias.

Resultado
Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo. (Ez 20.33-38)

D - O Julgamento dos Anjos Caídos:

Tempo
Provavelmente depois do milênio.

Lugar
Não especificado.

Juiz
Cristo e os salvos.

Participantes
Anjos caídos.

Base
Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua revolta.

Resultado
Lançados no lago de fogo. (Judas 6; 1Coríntios 6.3)

E - O Julgamento dos mortos não-redimidos: (O Juízo Final)
Tempo
Ocorrerá depois do Milênio. Neste período já terá passado o Arrebatamento, a Grande tribulação, o Tribunal de Cristo, a segunda vinda de Cristo e seu Reino Milenial. Com o final deste haverá de começar o último dos julgamentos.

Lugar:
Deverá ocorrer perante o Grande Trono Branco. (Apocalipse 20. 11-14)

Juiz
Cristo.

Participantes
Todos os não-salvos desde o principio da humanidade, estarão diante deste tribunal.

Base
Enquanto estava com os discípulos em terra, após sua ressurreição Jesus ordenou que eles pregassem o Evangelho “a toda criatura” os que crescem seriam salvos e os que não cressem (não o recebessem) seriam “condenados” (Marcos 16.15,16). Dessa forma, compreendemos claramente que o motivo que faz com sejam julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas também podemos verificar que o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras eles merecem a punição eterna.

Resultados
Deus construiu um lugar maravilhoso para o homem morar com Ele, como bem salienta o próprio Cristo: na casa de meu pai há muitas moradas (João 14.2), no entanto, Ele também fez um lugar horrendo para Satanás e seus anjos, é o lago de fogo (Geena). É pra lá que irá o príncipe das potestades do ar, com seus demônios. Mas aqueles que não se converterem das suas obras más também serão lançados neste lugar como bem nos alerta Jesus Cristo conforme relatado pelo evangelista Mateus que diz:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E irão estes para o tormento eterno. (Mateus 25. 41b e 46ª)
(Eterno – que dura para sempre)
Ver ainda: Apocalipse 20.11-15.


Dc. Messias Alves da Silva
2º Superintendente da UMADAI e Vice Dirigente da EBD na Igreja Matriz.
Assembléia de Deus Pernambuco em Afogados da Ingazeira - PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário