http://igrejaevangelicaliberdadeevida.blogspot.com/

sábado, 11 de junho de 2011

No Chile, vulcão libera cinzas que avançam para a Argentina e Brasil

O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no dia 4 e grandes nuvens de fumaça foram vistas de longe. Desde então, foram registrados cerca de 230 sismos na região, doze deles superiores aos 4 graus na escala Richter, e 50 acima dos 3 graus. (La Nación)

As autoridades chilenas decretaram alerta vermelho, nível 6, na região do vulcão no Sul do Chile e de Bariloche. O subsecretário do Ministério do Interior do Chile, Rodrigo Ubilla, e o diretor nacional do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Vicente Nunez, analisam a possibilidade de retirar os moradores da área. Também fizeram apelos para que os turistas deixassem o local.
Imagens da erupção

Na sexta-feira (3), cerca de 3,5 mil pessoas foram retiradas da região onde fica o vulcão. A erupção, de acordo com as autoridades chilenas, foi acompanhada por “dezenas de tremores de terra” por hora. O movimento causado pelos terremotos poderia ter tornado o vulcão mais ativo, de acordo com a imprensa chilena.

As cinzas do vulcão chileno levaram empresas aéreas brasileiras a cancelar hoje (7) voos previstos para a Argentina, o Chile e o Uruguai. Por razões de segurança, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), foram canceladas oito decolagens para a capital argentina e três voos programados para chegar de Buenos Aires.

A última erupção do vulcão Puyehue foi em 1960, pouco depois do grande terremoto de Valdívia, de 9,5 graus na escala Ritcher, um dos mais violentos da história.

Veja as fotos impressionantes do vulcão em erupção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário