http://igrejaevangelicaliberdadeevida.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de maio de 2011

AS RESSURREIÇÕES


Introdução:
Este é um assunto importantíssimo, principalmente, para nós cristãos que temos como nossa regra de fé a Bíblia Sagrada que nos dá a certeza de que aqueles que provaram a morte hão de ressurgir. O Dicionário Enciclopédico Larousse classifica ressurreição como sendo: ato de ressuscitar, ressurgir. O vocábulo ressurgir significa: fazer aparecer ou aparecer de novo, ressuscitar, reviver, renascer, manifestar-se outra vez, reaparecer. A Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer diz que ressurreição é o ato de regressar da morte à vida.

A Bíblia Sagrada não nos deixa à deriva e traz diversas referências falando a cerca desta temática, veremos doravante.

a) Ressurreição nacional
Em cumprimento ao que vaticinou o profeta Ezequiel, Israel está ressurgindo. Como se sabe, desde 70 d. C, com o cerco e conseqüente destruição de Jerusalém, realizados pelo exercito romano o povo hebreu foi se dispersando pelo mundo e esta situação permaneceu por longos séculos. Porém em 14 de maio de 1948, a ONU reconheceu Israel como nação, muito embora, lembramos que já no Séc. XIX nomes influentes já estavam na palestina ensinando hebraico em algumas escolas, como uma preparação para a volta, coisa que podemos falar em outra oportunidade. No entanto, Israel ressurge a cada dia como uma potência no Oriente Médio sendo, inclusive, o segundo país que mais patenteia marcas no mundo, ficando apenas atrás do Japão. Esse retorno de Israel à sua terra é chamado de ressurreição nacional.

b) Ressurreição espiritual
Quando uma pessoa recebe a Cristo como seu salvador e experimenta o novo nascimento, ela passa da morte espiritual para a vida eterna que está em Jesus. (João 5.24).

b) Ressurreição física ou material
Esta se refere diretamente ao corpo humano que foi sepultado. É importante lembrar que o corpo é a única parte mortal do homem, pois o espírito volta para Deus que o deu. Ao morrer ocorre a separação entre o corpo e o espírito. Entretanto, como vemos nas referências a seguir o próprio Jesus, assim como os apóstolos Paulo, Pedro e João ensinaram que o corpo e o espírito se unirão novamente.

Em seu livro O Plano Divino Através dos Séculos, N. Laurence Olson nos ensina que há diferença entre ressurreição e restauração à vida. Isso porque a Bíblia traz casos em que a pessoa teve a vida restaurada, no entanto, voltou a experimentar a morte novamente como foi caso de Lázaro, a filha de Jairo e Dorcas casos estes narrados em o Novo Testamento. Uma vez ressuscitada a pessoa não voltará mais a morrer. Nesse caso a ressurreição significa que o gérmen da vida física é revestido de um corpo glorificado e espiritual.

Todos os mortos serão ressuscitados
Apesar de os mortos serem ressuscitados um dia, conforme se percebe em João 5.28,29; Dn 12.2; 1 Coríntios 15.22 apenas os justos receberão corpos glorificados, ou seja, corpos semelhantes ao corpo que o Senhor Jesus recebeu após a sua ressurreição. Aqueles que provaram da morte sem que se convertessem ao Senhor Jesus na segunda ressurreição receberão apenas um corpo que não é glorificado. Sem o corpo glorificado os não salvos terão que enfrentar o sofrimento, mais com uma grande diferença do corpo que agora possuem, pois aquele corpo terá capacidade de sentir dores, mas não terá a capacidade de degeneração, tampouco terá um fim. Pois o mesmo Senhor nos diz em Mateus 25. 41... e irão estes para o castigo eterno, preparado para o dia e seus anjos.

As ressurreições ocorrerão em fases distintas, conforme se vê na subdivisão abaixo:

Primeira ressurreição
Esta beneficiará todos aqueles salvos que faleceram até o tempo da segunda vinda de Cristo. (Ap. 11. 18; 20. 6).
É importante salientar que a referida ressurreição acontecerá com muita ênfase, durante o período da Grande Tribulação[1] e que se realizará em grupos sucessivos (1 Co 15. 23, Lv 23. 10, 15 -17,22). As sagradas escrituras nos dão uma informação maravilhosa nesse sentido, pois o termo ordem conforme evidencia o Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios (1 Co 15.23),  significa uma fileira ou formação militar, sugerindo, com isto,  que na ressurreição dos justos haverá vários grupos de ressurretos.

Vejamos logo a seguir três grupos específicos:

I – Cristo e as primícias
A Palavra de Deus nos diz que Cristo é a primícia dos que dormem no Senhor (1Coríntios 13. 23). Assim sendo, não podemos deixar de lembrar que também são incluídos como espécie de “primícias” os santos ressuscitados que estavam com Ele naquele dia em que ressuscitou. (Mt  27. 52,53).

II – Os Vencedores
Esses representam os pães das primícias, os ressuscitados de entre os mortos cristãos (Fl 3.11; Hb 11. 35; 1 Co 15. 51,52).

III – A Colheita Geral
A colheita ou ceifa é período em que se capta os frutos de uma plantação, desta forma esta é a ressurreição quase total dos justos dentre os mortos. Lv 23. 22; Lc 14. 14; 1 Ts 4. 16-17; Ap 14. 13-16; 15. 2; 20. 4).

IV – As respigas
Este vocábulo vem do verbo respigar que segundo o Dicionário Aurélio significa: ato ou efeito de respigar; respigadura. Respigar significa recolher as espigas que ficaram no campo após a ceifa. Ou ainda, apanhar aquém e além; coligir, compilar.
 Assim, as respigas da primeira ressurreição serão recolhidas durante a segunda metade da Grande Tribulação (Lv 23. 22; Ap 14. 13-16; 15. 2; 20.4)

Segunda Ressurreição
Como vimos os mortos não salvos, não serão alcançados por estas classes anteriores. Então a segunda ressurreição abrangerá todos os injustos[2] mortos de todos os séculos desde Adão e acontecerá depois do Milênio no tempo da renovação da terra por fogo. (Apocalipse 20.5; 11. 15). Esse evento ocorrerá pelo menos 1.000 anos depois da primeira ressurreição. Aqueles que ressurgirem neste momento passarão pelo Juízo do Grande Trono Branco, ocasião em que aqueles que não estiverem com seus nomes inscritos no livro da vida, serão lançados no GEENA – (lago que arde com fogo em enxofre). Saliente-se que a Bíblia não ensina sobre o aniquilacionismo como muitos ensinam, ela fala claramente de penalidades e estas são eternas. O lago do fogo é estado e lugar daqueles que o tiverem por habitação eterna.


[1] Assunto estudado na 4ª postagem.
[2] Aqueles que não foram justificados por Jesus


Dc. Messias Alves da Silva
2º Superintendente da UMADAI e Vice Dirigente da EBD na Igreja Matriz.
Assembléia de Deus Pernambuco em Afogados da Ingazeira - PE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário