http://igrejaevangelicaliberdadeevida.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Segunda Vinda de Cristo



Após a introdução do nosso assunto, avançaremos e passaremos a comentar sobre o próximo assunto que é a “Segunda vinda de Cristo”.

I. A Segunda Vinda de Cristo

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mateus 25:13)
Então se verá o Filho do homem vindo Numa nuvem. “Com poder e grande glória”. (Lucas 21.27)
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. (Mateus 24.36)

Conceitos

Um dos acontecimentos mais sublimes da história, podemos designar assim o que é chamado de Segunda vinda de Cristo, Segundo Advento. Parusia que é a transliteração do grego parousia tem o sentido imediato e simples de "presença ou aparição" é termo usualmente empregado com a significação da volta gloriosa de Jesus Cristo, no entanto, o significado é aparição ou presença. É necessário salientar que o Senhor Jesus deixou claro, principalmente, nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas que sua vinda seria precedida de vários sinais, os quais vêm se cumprindo, tendo inclusive muita ênfase a partir do ano 70 d.C. com a destruição do Templo e de Jerusalém pelos romanos. Estes sinais continuam se cumprindo, o que nos deixa ainda mais alerta, pois verificamos por eles que a vinda do Senhor se aproxima a cada momento – menor espaço de tempo possível (atmos).  O Apóstolo Paulo também nos deixou entender no Cap. 2 da segunda epístola que escreveu aos Tessalonicenses e nas duas Epístolas que escreveu a Timóteo que haveria tempos difíceis nos “últimos dias”. Alguém tem alguma dúvida do que está ocorrendo no mundo de hoje? 

É bom lembrar que existem várias acepções acerca deste evento, conforme se verifica abaixo:

1. Posição Pós-Milenista: Segundo esta posição a segunda vinda de Cristo só se dará depois do Milênio (período de tempo de 1000 anos).

Método de interpretação. A interpretação do pós-milenista é amplamente espiritualizada no que se refere a profecia.

2. Posição A-Milenista: No entendimento desta posição a segunda vinda de Cristo se dará no fim da Época da Igreja e não existe um Milênio na Terra. De forma sucinta, podemos entender que os A-milenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre.

Método de interpretação. A interpretação A-milenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nação, dizendo que essas promessas são cumpridas na Igreja.

3. Posição Pré-Milenista: este posicionamento elenca que a segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio, e que, portanto, a segunda vinda se dará em duas fases distintas, isto é, na primeira delas os salvos serão arrebatados e encontrarão o Senhor nas nuvens, esta vinda não ocorrerá de modo visível para o mundo, tendo como característica o rapto dos justos. A segunda fase se dará após a tribulação quando Jesus Cristo voltará visivelmente, implantará e dirigirá o seu Reino Milenial.

Método de interpretação. O pré-milenista segue o método de interpretação normal, literal, histórico-gramatical.


4. Nosso entendimento: apesar de respeitarmos os demais posicionamentos e entendermos que o assunto por si só é complexo, no entanto, pré-tribulacionistas que somos, entendemos que a posição pré-milenista goza de melhor fundamentação do que as demais, tendo em vista que o contexto que a envolve nos remete a um entendimento de que haverá um Reino Milenial em que Cristo Reinará na terra por este período (1000 anos). Já ressuscitado o próprio Cristo falou ao apóstolo João as seguintes palavras:
 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
... E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá. (Ap 2. 18, 26, 27a).

Outrossim, a vinda do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo foi pré-dita de diversas formas e em épocas diferentes, vejamos:

a. Profetas
 "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele". (Dn 7.13) "Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades..." (Jd 14)

b. Pelo próprio Cristo:
"Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória"; Mt 25.31; "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". (Jo 14.3)

c. Pelos Apóstolos
 "a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus”. (At 3.20);
... “que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Tm 6.14)

d. Pelos Anjos
"E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”. ( At 1.10,11).

Sem querer fazer nenhuma afirmação emocionalista, fiquemos com o que o profeta Zacarias nos apontou acerca de sua vinda:

 E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. (Zacarias 14. 4,5)

Por fim, quero encerrar este simples comentário com as próprias palavras de Jesus no penúltimo versículo do Novo Testamento dizendo:
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. (Ap. 22.20)

Referências:
OLSON N. Laurence, O Plano Divino através dos Séculos, Ed CPAD.
http://www.vivos.com.br/27.htm
Até a próxima postagem - ARREBATAMENTO, que Deus continue nos abençoado. A Paz do Senhor.
Dc. Messias Alves da Silva
2º Superintendente da Umadai e Vice Dirigente da EBD na Igreja Matriz.
Assembléia de Deus Pernambuco em Afogados da Ingazeira-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário